COMPRE AGORA EM ATÉ 3 VEZES SEM JUROS NO BOLETO OU NO CARTÃO

MENU

Pesquisa personalizada

TOTAL DE VISITAS

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MUDAS CLONE


O Eucalipto é a espécie florestal mais plantada no mundo, com mais de 18 milhões de hectares, sendo o Brasil o segundo maior país em área plantada, com cerca de três milhões de hectares. Atualmente as maiores produtividades de eucalipto são alcançados no Brasil, onde através do melhoramento genético e pesquisa das técnicas silviculturais elevou-se a produtividade de 15m3/ha. com a pratica da semeadura com sementes, para 35m3/ha. com o processo de clonagem, podendo chegar até 50m3/ha. dependendo da região.

Este aumento da produtividade se deve a pesquisa e seleção de materiais genéticos de maior produtividade, e através da melhoria das praticas silviculturais. Conforme dados preliminares 80% deste ganho se devem a melhoria das práticas silviculturais e 20% em virtude da seleção de materiais genéticos superiores. Já na década de 80 a iniciou-se em laboratório a multiplicação de árvores elite através da clonagem. Neste período o objetivo da clonagem era a multiplicação de árvores elites que apresentavam resistência ao cancro (Cryphonectria cubensis). Atualmente, as maiorias das empresas de base florestal, desenvolvem pesquisas clonais e possuem materiais extremamente adaptados a suas áreas. É inegável que esta tecnologia veio para ficar, porem não irá extinguir a pesquisa e o melhoramento genético de cruzamentos sexuais. Em se tratando de Clones, geneticamente são materiais idênticos, e não possuem variabilidade genética. Essa perda de variabilidade genética favorece a maior uniformidade dos plantios,

Muda Clonal
Produtividade Média 35m3/ha/ano 50m3/ha/ano
Uniformidade 90% 70%
Preço R$0,30 a R$0,40 a unidade.

O processo de clonagem inicia-se pela seleção de árvores que se destacam em um plantio por semente. Á arvore selecionada é abatida e sendo sua madeira encaminhada ao laboratório onde serão efetuados, a fim de aferir se o material atende as qualidades desejadas a madeira ou fibra. Dezenas de testes são realizados, antes de se iniciar a multiplicação do material via clonagem.
Comprovada as qualidades de madeira este material será plantado a campo a fim de realizar o teste de progênie, aferindo que nas mesmas condições de solo e clima esta arvore será realmente produtiva.
Neste cenário as empresas possuem o direito de uso exclusivo deste material por 10 anos até que o mesmo seja considerado de domínio público, podendo ser multiplicado e comercializado por viveiristas.
As mudas H-13 são usadas pelas maiores empresas produtoras de celulose e carvão, pela sua facilidade de adaptação e alto valor comercial.

Marcos Castilho
Responsável Técnico


Marcos Castilho
Responsável Técnico
(17) 99175 7629 Claro
(17) 99738 5502 Vivo
Skype: marcosjc1964

Nenhum comentário: