DICAS ÚTEIS
TRANSPORTE E RECEPÇÃO DAS MUDAS
As mudas devem ser transportadas em veículos fechados para evitar a desidratação e demais injúrias causadas pelo vento. Poderão ir diretamente para o plantio ou ainda para um viveiro de espera. A função do viveiro de espera é apenas o de regular o fluxo de mudas enviadas para o local de plantio.
MANTER AS MUDAS SOB PLENO SOL
As mudas devem ser mantidas sob pleno sol, pois é nesta condição que são produzidas e serão plantadas. Não colocá-las em ambientes sombreados, pois isto prejudicará o estabelecimento da muda no campo. Observar também que neste local não existam formigueiros e também a presença de animais que poderão danificar as mudas.
IRRIGAR DE 2 A 3 VEZES POR DIA
Quando as mudas são colocadas em viveiro de espera, deve-se realizar três irrigações diárias. A água utilizada deve ser de boa qualidade, livre de agentes que possam causar fitotoxidez, ou mesmo a morte das mudas.
PREPARAÇÃO DO SOLO
A preparação do solo é fundamental para o estabelecimento e crescimento das mudas. Descompactação e práticas de controle da erosão são os principais aspectos a serem observados. A adubação deverá ser feita após análise prévia do solo e recomendada por profissional competente.
PLANTAR O MAIS BREVE POSSÍVEL
As mudas não devem ultrapassar quinze dias. Tempos maiores de espera prejudicarão sensivelmente o estado nutricional da muda, bem como podem causar danos ao sistema radicular.
COMBATER AS FORMIGAS CORTADEIRAS
É outra tarefa fundamental e deve ser realizada antes do plantio e repetida pelo menos três vezes após a realização do mesmo, em intervalos quinzenais. A escolha e a aplicação correta do formicida são chaves para o sucesso no combate a esta, que na maioria dos casos, é a principal praga a ser controlada.
ADUBAÇÃO
O fornecimento de nutrientes no plantio traz resultados muito bons para o desenvolvimento da muda desde que feita de forma correta e na medida certa. Sempre que possível deve-se fazer a análise do solo e seguir as recomendações de um técnico.
ESPAÇAMENTO
É importante a definição prévia do espaçamento, tanto para dimensionar a quantidade de mudas a ser adquirida, quanto para nortear as operações de preparo do solo. Normalmente, para o eucalipto, o espaçamento mais utilizado é o de 3 metros entre as linhas e 2 metros entre as mudas, o que corresponde a 1.666 mudas por hectare.
MANTER A MUDA SEM A PRESENÇA DE COMPETIÇÃO COM O MATO
É uma medida importante para que a muda possa se estabelecer mais rapidamente através de maior disponibilidade de água e de nutrientes.
Marcos Castilho
Responsável Técnico
(17) 99175 7629 Claro
(17) 99738 5502 Vivo
Skype: marcosjc1964
Nenhum comentário:
Postar um comentário